Redes Sociais
Deixe um comentário

Tumblr adiciona sistema de chat

Uma das maiores solicitações dos usuários do Tumblr era – junto com um video player decente – um sistema de chat que funcionasse e no último dia 11 tanto o blog da staff quando o blog do suporte lançaram uma nota divulgando o novo sistema de mensagens instantâneas do tumblr.

tumblr mensagens instataneas

Não ter um sistema de chat era um grande atraso para a rede, que sofreu diversas modificações neste ano – e nenhuma agradando de fato o usuário. O IM foi liberado apenas para algumas pessoas e iniciar um chat é bem 2004-orkut-like: precisa receber convite de quem já tem o IM.

Tanto no site quanto no aplicativo foram inseridos um ícone de um balão com um smile 🙂 ao lado dos já tradicionais ícones de mensagem e notificações. Cada nova mensagem gera uma notificação sobreposta ao ícone. Pra quem tem mais de um blog, a notificação também é gerada na sua imagem de exibição.

im mensagem chat tumblr

Chat: Notificação na imagem de exibição

Como usar o IM do Tumblr

Na verdade é bem simples: Se você já tem o chat disponível pode buscar outros blogs dentro do próprio chat ou iniciar uma conversa clicando no balão+ que fica ao lado do nome do user, com o blog da pessoa aberto. É possível mandar mensagens para qualquer blog público, mesmo que você não o siga ou ele não siga você.

Tumblr do Nescafé

Tumblr do Nescafé

Existe a possibilidade mudar isso nas configurações do tumblr e só receber mensagens de blogs que você segue.

A novidade trouxe mudanças para as fanmails, que não irão mais existir.

Tá rolando?

Tá. Nos primeiros dois dias foram enviadas mais de 9 milhões de mensagens.  De acordo com a Fast Company, mas primeiras 48 horas entre 1.500 e 450.00 blogs ganharam o sistema de mensagem, os usuários estão enviando duas vezes mais mensagens do que criando posts e cerca de 70% das mensagens estão se tornando conversas. Tá rolando lindo.

Tumblr Chat Mensagem

Chat aberto

Tumblr Chat Mensagem

Resumo da atividade ao clicar no balão

De mídia pra rede

David Karp, criador do Tumblr, comentou sobre a mudança, falando sobre a herança do Tumblr como uma ferramenta de ‘publicações’ e que não possuía um cunho social. “É uma tremenda evolução”, disse Karp, assim mesmo em português….

A adesão significa, sim, um grande passo para o Tumblr como rede social, provocando um shift no propósito público da rede, que, se antes era de divulgar o trabalho de ‘mentes criativas’, agora serve para conectá-las. Ao contrário do Facebook ou Whastapp, o Tumblr conecta pessoas que não se conhecem na vida real através de um conteúdo de mútuo interesse ou admiração.

Nas palavras do próprio Karp “estranhos obcecados com as mesmas coisas”

O IM dá ao Tumblr um potencial de real time (apesar do tumblr não possuir aquele odioso algorítimo) e um elemento extra para promover a retenção na ferramenta. Não obstante, em se tratando de mobile, a nova adição pode potencializar as visitas ao app, uma vez que as notificações via push irão levar o usuário novamente à rede.

E o tumblr pretende investir no IM, adicionando GIFs e vídeos. E tomara tomara tomara possibilidade de enviar anexo. Sério. Absurdo não enviar anexo.

Quem quiser a liberação para o IM, me avisa no Tumblr!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s