Redes Sociais
Comentário 1

Discutindo fórmulas de sucesso: Instagram

Todo mundo quer uma fórmula mágica para acertar nas redes sociais, certo? No post de hoje a gente vai desvendar algumas dessas fórmulas para atrair seguidores no Instagram. Vem!
Tem um e-book rolando por aí de 50 formas de ganhar novos seguidores no instagram, a gente vai analisar e dizer o que é balela, o que vale a pena e o que precisa de um monte de aspas pra ser aplicado. Se liga!

Além das selfies

O instagram é uma ferramenta poderosa para marcas no mundo todo e também é um dos grandes desafios para os gerentes de conta do Brasil, de acordo com a  Pesquisa: O profissional de inteligencia de mídias sociais (2015)Existem muitos textos e e-books que prometem uma fórmula mágica para acabar com esse sofrimento e virar uma estrelinha no IG e o #Receitinhas de hoje vem pra desmistificar algumas dessas fórmulas e separar o útil do inútil.

Vamo? Pois me segue.

me segue que eu te sigo e depois não sigo mais

me segue que eu te sigo e depois não sigo mais

Seguir de volta e variáveis

Usar hashtags #FF, #instafollow, #l4l, #sigodevolta e #followback, seguir pessoas aleatórias, curtir todo mundo que aparece pela frente etc são fórmulas clássicas para ganhar novos seguidores. Fórmula essa que geralmente vem acompanhada de um belo /BAN.

A teoria do Neil Patel : Pra quem não sabe, esse cara fez uma teste e a cada 100 fotos aleatórias que ele curtia no instagram ganhava 6,1 seguidores.

Porque não fazer: Seguir pessoas de forma aleatória não é saudável para sua marca. Provavelmente o que vai acontecer é que você vai ter um número alto de seguidores e um número baixo de engajamento. Embora o Instagram não tenha o mesmo algoritmo do facebook e a questão da porcentagem de alcance não impacte tanto (ainda), você vai ter uma tribo morta de seguidores que não estão nem aí para o que você está postando ou que vão deixar de te seguir com imensa facilidade.

Já é hora de parar de achar que ter uma boa presença social é igual a ter um número alto de seguidores.

tweet isso 

Como fazer: Siga quem segue seus concorrentes, assim, ao menos, você vai estar atraindo pessoas dentro do nicho. E se seguiu, continue seguindo. Não tem porque parar de seguir a pessoa uma semana depois que ela te segue de volta.

Sorteios e promoções

A gente vive em ciclo e parece que não aprende nunca. Os queridinhos do facebook de 2012, sorteios e promoções, voltaram com tudo no IG. É importante atentar que existe um regulamento no Brasil para que se faça sorteios e promoções.

Porque não fazer:  O mesmo motivo do tópico acima se repete aqui: seguidores que não estão interessados na sua marca e não vão ficar muito tempo depois do resultado do sorteio.  Vi muita gente louca sorteando coisas caras para ganhar seguidor e perdendo todo mundo depois. Se vai sortear algo, amiga, sorteia algo a ver com tua marca. No mais, sorteios geralmente geram pequenas crises após divulgação do resultado; o usuário tende a achar que tudo foi forjado, por isso cuidado na hora de comprovar. Use sites como Sorteou e Random

Como fazer: Trate o sorteio como um benefício para os teus seguidores, como ingressos em uma casa de shows. O objetivo maior de um sorteio é que as pessoas marquem seus amigos e esses amigos marquem outros, criando assim uma reação em cadeia. É muito mais legal – e gostoso pro usuário – fazer isso através de conteúdo. Então crie postagens que promovam a marcação de amigos,  que envolvam o usuário, que façam com que ele aja em cima, são postagens ideais para atingir essa reação desejada.

Trate o sorteio como um benefício para os teus seguidores, nunca como bait.

tweet isso 

Usar hashtags em alta

Porque não fazer: Qualquer pessoa que tenha ido a um feed de uma hashtag em alta vai entender porque isso é uma má ideia. Primeiro, é impossível de achar. Segundo, existe uma gama de coisas aleatórias acontecendo em hashtags como “love” “tbt” e outras e giiiiiiirl ain’t nobody got time for that.

Como fazer: Utilize hashtags apropriadas para a sua foto e sua marca. Escolha-as com cuidado e interaja nessa hashtag, promovendo repost de usuários e curtindo fotos. Mais importante ainda é entender quais são as hashtags utilizadas pelo seu público. Ah! A Link Editoração fez um Guia de Etiqueta de Hashtag, vale a leitura, viu?

esse é você tentando escolher o filtro perfeito

esse é você tentando escolher o filtro perfeito

Usar o filtro Mayfair, fotos azuis, fotos de rosto, postar entre 17h e 19h e similares

Existem milhões de pesquisas que prometem ter desvendado a chave para o sucesso do engajamento no instagram. É sedutor se ater a esses horários  mágicos, os filtros que prometem engajamento e outras receitinhas de bolo.

A questão – e o ponto de tudo isso – é que você não deve criar estratégias para sua marca baseado nos outros, e, convenhamos, baseado na preguiça. Pesquisas e levantamentos são extremamente importantes para guiar nossas estratégias digitais, mas não devem se tornar uma fórmula mágica. Entenda o que funciona para seu público, sua brand. Use as pesquisas como teste.

É sedutor se ater a fórmulas mágicas e receitas de bolo, mas o nome disso é preguiça

tweet isso 

Dicas realmente úteis

Pra ninguém dizer que eu só falei mal do e-book, tá aí uma lista das dicas mais legais:

  • Construa uma comunidade: Seja usando uma hashtag ou divulgando informação relevante, construir comunidade é sempre um tiro certeiro.
  • Use CTA: Amiguinho nosso de cada post, o call to action é realmente eficiente. Joga no status um “curta”, “comente” e similares. Mas cuidado no tom mandão, hein? Se não for natural, não funciona.
  • Use ferramentas: Na hora de entender seu público, pule aquele infográfico maneiro que você viu na Proxxima e faça sua própria pesquisa. Minhas ferramentas favoritas são o Iconosquare, Simply Measured e Miniter.ico para o instagram.
  • Regram/Repost: Tá construindo aquela comunidade marota? Usa o regram para consolidar ainda mais. Os usuários vão se sentir privilegiados e vai provocar outros usuários a postaram com a hashtag da comunidade para poder sair no feed da marca também (competição é a chave, padawan). Existem aplicativos para isso, eu uso o Repost App (você encontra aqui pra IOS e aqui pra Android)
  • Use geolocalização: vale principalmente para restaurantes, ações de campanhas e similares. Saiba um pouco mais sobre geolocalização no instagram clicando aqui

Oooops typo? Viu algo errado nessa postagem? Me avisa nos comentários
Fazer junto é mais gostoso. Compartilhe suas dicas e ideias com a gente

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s